Pessoa em Residência de Apoio Moderado (RAMo – CCISM) | One Value
Select Page
Pessoa em Residência de Apoio Moderado (RAMo – CCISM)
Valor pago pela Saúde mais a comparticipação máxima paga pela Segurança Social, por utente/dia, às entidades promotoras e gestoras das unidades e equipas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (Entidades Públicas do SNS, Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS ou legalmente equiparadas e Entidades Privadas), com contratos programa, que desenvolvam Residência de Apoio Moderado no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é constituída por unidades e equipas de cuidados continuados de saúde, e ou apoio social, e pelo conjunto de unidades e equipas de cuidados continuados integrados de saúde mental, com origem nos serviços comunitários de proximidade, abrangendo os hospitais, os centros de saúde, os serviços distritais e locais da segurança social, a Rede Solidária e as autarquias locais. A RNCCI é implementada pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
As Residências de Apoio Moderado (RAMo), promovidas no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental (CCISM), são estruturas residenciais localizadas na comunidade, destinadas a pessoas com moderado grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizadas, impossibilitadas de serem tratadas no domicílio por ausência de suporte familiar ou social adequado. Têm por finalidade proporcionar cuidados que permitam a manutenção e desenvolvimento da funcionalidade existente, proporcionando melhor qualidade de vida e promovendo a integração sócio-ocupacional.