Sobre

A saúde é um pilar essencial fator para o desenvolvimento e coesão sociais, mas também de desenvolvimento sustentável, de geração de riqueza e bem-estar individual e coletivo. Os indicadores demográficos mostram-nos que, a par da tendência dos países desenvolvidos, os portugueses vivem cada vez mais anos. Uma realidade que revela uma melhoria geral das condições de vida, mas também o acesso aos avanços da medicina e da tecnologia, com serviços, metodologias, terapêuticas e medicamentos mais inovadores e eficazes.

Em Portugal, tal como noutros países desenvolvidos, os indicadores demográficos revelam um aumento da esperança média de vida, reflexo de melhores condições de vida e do acesso alargado aos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde. No entanto, esta longevidade crescente traz consigo novos desafios, entre os quais se destacam o envelhecimento da população, o baixo índice de fecundidade e o aumento da prevalência de doenças crónicas.

A estes fatores somam-se fragilidades crescentes no domínio da saúde, incluindo da saúde mental, das situações de dependência física e psíquica, e outras condições de vulnerabilidade que exigem respostas integradas, personalizadas e centradas na pessoa. Os estilos de vida atuais, muitas vezes marcados por comportamentos associados a fatores de risco, reforçam a necessidade de investir em medidas de promoção da saúde, na prevenção da doença e na redução das desigualdades.

O portal One Value oferece alguma informação sobre o investimento público na área da saúde. Os valores estão organizados em categorias relacionadas com o perfil da população que requer cuidados de saúde como “Pessoas com Fragilidades em Saúde”, “Pessoas com Doença Mental” e “Pessoas em Situação de Dependência”. Os valores são os previstos nos diplomas legais próprios, publicados anualmente, em estudos nacionais ou internacionais, ou outros documentos de referência.

Prioridades de Políticas Públicas

No âmbito dos instrumentos de financiamento geridos pela Portugal Inovação Social – Títulos de Impacto Social e Contratos de Impacto Social, as entidades públicas responsáveis pela execução da política setorial identificaram temáticas prioritárias de política pública, para o desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo social que combatam os problemas sociais com base nos resultados ou na verificação da poupança da despesa pública.

Para maior detalhe clique aqui.