Subsidio de Apoio ao Cuidador Informal Principal (SACI) | One Value
Select Page
Subsidio de Apoio ao Cuidador Informal Principal (SACI)
Valor pago, mensalmente, pela Segurança Social a cuidador informal principal beneficiário do Subsidio de Apoio ao Cuidador Informal Principal (SACI).
O valor mensal é variável, de cuidador para cuidador, dado que o SACI resulta da diferença entre os rendimentos do agregado familiar e 1,1 do valor Indexante dos Apoios Sociais. O valor máximo do SACI (na inexistência de outros rendimentos) corresponde a 1,1 do IAS (110%) que, em 2026 (590,84€).
O Subsidio de Apoio ao Cuidador Informal Principal (SACI) é uma das diversas medidas de apoio previstas no Estatuto do Cuidador Informal. Esta prestação visa promover o combate à pobreza dos cuidadores informais principais que se dedicam de forma permanente a prestar cuidados a pessoas em situação de dependência comprovada, pessoas com deficiência, pessoas idosas ou outras.
A SACI foi criado pela Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro na sua redação atual que aprova o Estatuto do Cuidador Informal e pelo Decreto Regulamentar n.º 1/2022, de 10 de janeiro na sua redação atual que estabelece os termos e as condições do reconhecimento do estatuto de cuidador informal bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas.