Sobre

A implementação de medidas eficazes de emprego, especialmente as medidas ativas que visam promover a empregabilidade e a inclusão no mercado de trabalho, é crucial para o desenvolvimento social e económico de Portugal. Estas medidas são fundamentais para combater o desemprego, incluindo o desemprego jovem e dos públicos vulneráveis, incentivar a formação profissional contínua e apoiar a criação de novas oportunidades de trabalho, contribuindo assim para um mercado de trabalho mais dinâmico e inclusivo.

Nos últimos anos, Portugal tem assistido a uma diminuição do desemprego, a um aumento da população ativa e a um crescimento do número de pessoas com maiores qualificações. No entanto, há ainda desafios que persistem e, sem iniciativas preventivas ou de correção, têm tendência a acentuar-se. 

A intensidade e a duração dos períodos de desemprego, a incidência desproporcional do desemprego em determinados grupos etários (com maior incidência nos jovens e jovens NEET) e a baixa ou ausência de qualificações, contribuem para promover a desigualdade do país e enfraquecer o mercado de trabalho. Existe um quadro de programas e medidas vasto nas políticas públicas, que inclui medidas de apoio à empregabilidade, de formação profissional, de promoção do emprego digno e sustentável e de promoção da qualificação e integração profissional de diversos perfis de pessoas, como pessoas com deficiência e ou incapacidade, pessoas desempregadas de longa duração e outras pessoas em situação de vulnerabilidade mas há ainda um potencial de inovação e empreendedorismo social, que não se pode desperdiçar.

O portal One Value apresenta uma leitura do investimento público feito em diferentes grupos populacionais, em temáticas de emprego: jovens, adultos e pessoas com deficiência e ou incapacidade, pessoas em situação de desemprego de longa duração ou outras situações de vulnerabilidade. Os valores são os previstos nos diplomas legais próprios, publicados anualmente, em estudos nacionais ou internacionais, ou outros documentos de referência.

Prioridades de Políticas Públicas

No âmbito dos instrumentos de financiamento geridos pela Portugal Inovação Social – Títulos de Impacto Social e Contratos de Impacto Social, as entidades públicas responsáveis pela execução da política setorial identificaram temáticas prioritárias de política pública, para o desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo social que combatam os problemas sociais com base nos resultados ou na verificação da poupança da despesa pública.

Para maior detalhe clique aqui.