Sobre

A educação é um dos motores do desenvolvimento social e económico das sociedades e um meio de promover a justiça social e a igualdade de oportunidades. Nas últimas décadas, Portugal aumentou a escolarização e indicadores de cobertura nacional. No entanto, continua a ser essencial que o sistema de ensino português contribua para uma maior equidade social e desenvolvimento económico. A escolaridade obrigatória deve ser inclusiva e promover o sucesso de todos e de todas, assumindo-se o combate ao insucesso escolar como a principal prioridade da política educativa nacional. Por outro lado, a consolidação do ensino superior como motor de progresso futuro depende de políticas públicas estáveis, consensualizadas e focadas no desenvolvimento científico do país.

Promover iniciativas de inovação social em contextos de maior vulnerabilidade — como é o caso de alunos em situação de itinerância, alunos migrantes ou com necessidades específicas — é essencial para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Esta abordagem não só responde à diversidade de necessidades e potencialidades de cada aluno, incentivando a sua participação ativa na aprendizagem e na vida da comunidade educativa, como também gera impactos positivos a longo prazo. Ao garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos, criam-se oportunidades reais de inclusão social e profissional, beneficiando não apenas os próprios alunos, mas também os adultos que com eles interagem — educadores, famílias e outros membros da comunidade. Estes processos contribuem para uma sociedade mais coesa, solidária e preparada, e, com visão de futuro, para um mercado de trabalho mais diversificado, inovador e inclusivo.

O portal One Value apresenta os valores do investimento, por aluno, para diferentes ciclos de ensino, incluindo o superior, com base em estudos nacionais e internacionais ou outros documentos de referência.

Prioridades de Políticas Públicas

No âmbito dos instrumentos de financiamento geridos pela Portugal Inovação Social – Títulos de Impacto Social e Contratos de Impacto Social, as entidades públicas responsáveis pela execução da política setorial identificaram temáticas prioritárias de política pública, para o desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo social que combatam os problemas sociais com base nos resultados ou na verificação da poupança da despesa pública.

Para maior detalhe clique aqui.