Integração em Estágio de Jovem com Deficiência Licenciado (Estágio +Talento) | One Value
Select Page
Integração em Estágio de Jovem com Deficiência Licenciado (Estágio +Talento)
O valor unitário mensal resulta do somatório da bolsa a comparticipar (entre 65% e os 80% do Indexante dos Apoios Sociais – IAS, e em função do nível de qualificação), do subsídio de alimentação (idêntico ao dos trabalhadores que exercem funções públicas), da percentagem de seguro (3,296%) e de transportes (10% do IAS, exclusivamente para pessoas com deficiência ou incapcacidade que dele necessitem).
O valor total obtém-se pela multiplicação do custo unitário mensal pelo número de meses completos de duração do projeto, excluindo os dias de dispensa ou suspensão, os quais não são financiados.
A Medida Estágio +Talento consiste na integração em estágios com a duração de 6 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens desempregados com idade igual ou inferior a 35 anos e com qualificação igual ou superior ao nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Esta medida tem como objetivos complementar e desenvolver as competências dos jovens com deficiência desempregados, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade, através de uma experiência prática em contexto de trabalho; apoiar a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho, nomeadamente, promovendo a inserção na vida ativa dos jovens com níveis adequados de qualificação.
São destinatários desta medida os jovens desempregados inscritos no IEFP ou que tenham emigrado de forma permanente há, pelo menos, 12 meses, com idade igual ou inferior a 35 anos e com nível de qualificação igual ou superior ao nível 6 do QNQ.